Algo correu mal com a sua Rinoplastia e agora?
Nem todas as rinoplastias são um sucesso. Por vezes algo fugiu ao controle do cirurgião e o resultado esperado não aconteceu. Isto, estatisticamente pode ocorrer em 5-20% dos casos a nível mundial. Claro que acontece mais a cirurgiões inexperientes do que a cirurgiões experientes, mas acontece a todos!
Devemos portanto estar preparados para uma eventual necessidade de um retoque porque surgiu uma assimetria, uma irregularidade ou uma fibrose.
Dai, que seja muito importante seleção do seu cirurgião, a forma como as expectativas foram geridas e como a cirurgia foi planeada e discutida. O seu cirurgião deve estar a apoiar não só quando tudo corre como planeado, mas sobretudo quando o objetivo não é atingido. A confiança médico-paciente deve ser sempre mantida, para poderem encontrar a nova solução. Esta normalmente é para a correção de um defeito muito menor que o inicial. Mas deve ficar claro qual a probabilidade de melhoria ou solução.
Se por algum motivo a relação médico-paciente se quebra então terá que recorrer a outro cirurgião, que não conhecendo os pormenores da sua cirurgia prévia e em função dos defeitos existentes vai muitas vezes ter que recorrer a enxertos de cartilagem da orelha ou da costela. Logo procedimentos mais honorosos.
As probabilidades de sucesso de uma rinoplastia de revisão devem sempre ser muito bem discutidas antes da decisão de avançar para nova cirurgia.
Deve ter a noção se vai ser preciso só um retoque ou mesmo uma grande revisão. Neste caso a taxa de sucesso absoluto baixa significativamente, melhora normalmente, mas nunca como se da 1ª vez tivesse corrido como esperado.
Como noção final, convém lembrar que todos os cirurgiões têm casos menos favoráveis. A medicina e a cirurgia em particular não são ciências exatas, mas há formas de minimizar os riscos que foram falados anteriormente, para que a sua rinoplastia seja o sucesso que sempre imaginou.
No próximo e último episódio vamos abordar a questão do preço da rinoplastia. Aí vão perceber o porquê da 1ª questão que normalmente nos colocam ser o último assunto a ser tratado.
Se necessita por questões estéticos e/ou funcionais de alterar a forma do seu nariz, marque a sua avaliação e perceba como o podemos ajudar. Ver casos reais da cirurgia de Rinoplastia Aqui.
Subscreva o nosso canal do YouTube!